23 de jul. de 2008

The Dark Knight

É um fato. O novo filme do Batman, The Dark Knight (no Brasil O Cavaleiro das Trevas), é o filme do ano. Pelo menos até aqui.

Na sexta feira passada fui assistir o filme. Mesmo tendo chegado ao cinema com quase meia hora de atraso (Lorenzzo demorou a passar na minha casa, já que descobriu em cima da hora que estava sem carro naquela noite), e fora o fato de que não tinha absolutamente nenhum lugar para sentar (a excessão de umas duas cadeiras quase na primeira fila, no canto. Os piores lugares da sala. Preferimos sentar na escadinha), mesmo assim eu consegui entrar imediatamente no clima do filme.
E esse clima, diga-se de passagem, é sombrio. Muito sombrio. Não quero estragar nenhuma surpresa para alguém que ainda não tenha assistido, então só vou dar algumas opiniões, sem revelar o desenrolar da trama.


Primeiro, a resposta da pergunta que todo mundo anda fazendo.
SIM, o coringa é genial. É de arrepiar. Heath Ledger nos faz esquecer que Jack Nicholson já interpretou o personagem.
O coringa dele é magnético. Todas as vezes que ele entra em cena, é impossível olhar para outro personagem.
Ela captura todas as atenções. Em algumas cenas, você ri das loucuras que ele faz, e em outras fica completamente apavorado. Pincipalmente porque ele não tem nenhuma espécie de amarra social.








Mas o grande foco do filme é, sem dúvida nenhuma, Harvey Dent. A história do promotor honesto e íntegro nos cativa completamente. Ótima interpretação de Aaron Eckhart. A queda de Harvey, que se transforma no vilão duas-caras, é emocionante. E toda a história da moedinha acaba tendo sentido. No fim do filme eu até esqueci que Tomy Lee Jones já encarnou o duas-caras. Mas nem é bom mencionar aquelas "coisas" dirigidas por Joel Schumacher...

Christian Bale está ainda mais à vontade na pele de Bruce Wayne/Batman.
É realmente fantástica a diferença que um bom ator pode fazer. Ele é o melhor ator que já interpretou o Batman. E consegue humanizar o personagem.
Mesmo não tendo tanto destaque neste filme quanto teve em "Batman Begins", Bale defende honrosamente seu personagem. E isso num filme com um elenco de altíssimo nível.










Agora, os coadjuvantes. Se bem que é quase um insulto chamar Jim Gordon de coadjuvante, já que o personagem cresce em participação e importância no filme, em comparação à sua contribuição no primeiro filme. Gary Oldman mostra em cada segundo de tela porque é reconhecido como um dos melhores atores da atualidade. Fora que tem o dom quase sobrenatural de se metamorfosear. Ele nos faz esquecer completamente os outros personagens que já interpretou quando aparece na tela. Alguém por acaso lembrou que ele já foi Drácula, ou até mesmo Sirius Black, quando assistiu Gary na pele de Gordon? Isso para citar apenas dois exemplos.

Maggie Gyllenhaal, substituindo Katie Holmes (a Sra. Tom Cruise) no papel de Rachel Dawes, mostra que é possível dar sensibilidade e carisma à personagem. Algo que faltava à Rachel da limitada Katie Holmes.
E, finalmente, mas não com menos importância, Michael Caine e Morgan Freeman. Eles interpretam Alfred e Lucius Fox, respectivamente. E trazem leveza e proporcionam belos momentos a um filme cheio de estrelas. Novamente um excelente desempenho de ótimos atores. Mesmo com pouco tempo de tela, eles nos cativam.

Bem, não vou falar mais nada (não quero estragar a surpresa de quem não assistiu). Mas, se você se inclui nessa categoria, vá correndo ao cinema. Você não vai se arrepender. Tanto que eu, mesmo tendo assitido ao filme na sexta, voltei no sábado para rever. E valeu tanto a pena que eu estou pensando em assistir uma terceira vez...

9 comentários:

Anônimo disse...

I like the way you wrote this kind of blog.


government loans

Anônimo disse...

Baw ah, kasagad sa imo maghimo blog. Nalingaw gd ko basa.

Anônimo disse...

Such a nice blog. I hope you will create another post like this.

Anônimo disse...

Katon, Goukakyu no jutsu.

Anônimo disse...

We should have a great day today.

Anônimo disse...

Its ok if the appearance of your blog is not good. The important thing is the topic or the content of your blog.

Anônimo disse...

So that those who will accidentally visit your site will not waste there time with this stupid topics.

Anônimo disse...

Probably I can say with this blog make, more some interesting topics.

Anônimo disse...

This topic have a tendency to become boring but with your creativeness its great.