14 de ago. de 2008

Aleixo

Ontem foi meu aniversário, e meu querido Doug me levou para almoçar. Como eu iria escolher o restaurante, nem fiquei em dúvida. Escolhi o Aleixo.

O restaurante Aleixo fica localizado na rua Aleixo Neto (obviamente!), na Praia do Canto. E é, na minha opinião, o melhor restaurante da Grande Vitória.
O Chef e sócio, Juarez Campos, foi meu professor no Darwin. Ele não estava lá ontem, mas a comida continuava impecável.
Durante o almoço, o restaurante trabalha com um cardápio executivo. São três opções de pratos montados, três opções de saladas, e os vários grelhados, no qual você monta o prato, escolhendo dois acompanhamentos. O preço também inclui uma saladinha simples de entrada, composta de folhas verdes, molho de mostarda e tomates cereja. Simples, mas deliciosa.


Eu optei por um risotinho de frango, com cogumelos e ervilhas frescas. E o Doug foi com um grelhado, peito de frango, que foi acompanhado de farofa e o "arroz maluco", com bacon. O Frango vem acompanhado de molho, mas com o Doug estava em dúvida entre dois tipos diferentes, a garçonete trouxe as duas opções para ele.

Fora que a farofa que ele pediu veio numa panelinha de cobre muito lindinha.


A comida do almoço é bem mais simples que a do jantar (lógico). Mas é tão bem feita que dá gosto. Fora que o almoço cabe no bolso, diferentemente do jantar caríssimo que a casa serve.
O Aleixo ainda conta com uma bela adega, com variados rótulos. A decoração da casa é muito bonita, cheia de caixas de vinhos, parede de tijolinhos e muita madeira. É aconchegante.Nós sentamos numa mesa próxima à cozinha (que tem uma enorme janela de vidro, na qual podemos acompanhar o trabalho dos cozinheiros) e ficamos observando a produção da comida. O pessoal que trabalha no turno do almoço realmemente tem sorte. Eles cozinhavam tranquilos, sem aquele corre-corre tradicional do turno do jantar.

Escolhemos um vinho branco chileno para acompanhar o almoço. Eu pedi à garçonete opções de vinhos brancos leves, e pouco encorpados, e ela, de forma muito gentil e atenciosa, trouxe dois rótulos diferentes de Sauvignon Blanc para provarmos. Escolhido o vinho, logo a salada estava chegando. Mas antes veio o couvert, com o pão italiano da casa, que é uma coisa... O Doug sempre fala que as melhores coisas do Aleixo são o pão e o crème brulée.

Depois de almoçarmos (muito bem, diga-se de passagem) pedimos a sobremesa. O Doug nem pensou, já pediu seu tradicional crème brulée. Acho que nunca vi alguém tão viciado numa sobremesa. A mistura de creme de baunilha com a crosta de açúcar caramelizado o deixa doido. Ele sempre reclama que as porções que os restaurantes servem são muito pequenas. Já estou considerando seriamente comprar o maçarico culinário que vi na Gourmet Shop...

Eu finalmente cosegui provar o Crumble de frutas vermelhas da casa. Na última vez que fomos no Aleixo, eu fiquei namorando a sobremesa desde que recebi o cardápio, mas não pude provar por falta das frutas (estavam fora de época). Mas ontem eu finalmente provei, e estava maravilhoso! Fora que o Crumble é acompanhado de uma bola de sorvete de baunilha da La Basque, e a farofa doce é ligeiramente tostada por cima, com o maçarico. Muito bom mesmo.
O resultado disso tudo foi uma aniversariante muito satisfeita, tanto que eu não aguentei nem lanchar ontem à noite, junto com minha família...


Restaurante Aleixo
Rua Aleixo Neto, 1204 - loja 1 Praia do Canto, Vitória.
Tel: 3235-9500.

2 comentários:

Anônimo disse...

Its ok if the appearance of your blog is not good. The important thing is the topic or the content of your blog.

Douglas Sasquatch disse...

Feliz aniversário, antes de tudo!!!

Hehehee, adoro mesmo o creme brulê(sem frescura francesa) deles, pena que é muito pequeno!!!

Beijos, Pri.