13 de mai. de 2010

Considerações sobre "Across the Sea"

Assisti ontem o episódio 6x15 de Lost, entitulado "Across the Sea".O episódio responde diversas questões propostas pela série, mas também deixou diversas dúvidas. Então vou comentar algumas, e ver se acertei no final da série.Ok, Jacob e o Homem de Preto são irmãos. Isso eu já desconfiava desde que eles apareceram pela primeira vez, em "The Incident".

Eles são filhos de uma vítima de naufrágio, que chega na ilha (ela era romana, talvez). A "protetora" da ilha faz o parto e mata a mãe, ficando com os filhos dela. Um se chama Jacob, e o outro... não falam. Acho estranho e pouco provável que ele não tenha um nome. Acho que apenas não foi mencionado durante o episódio.A questão da fonte de "luz" também não ficou bem clara para mim. Principalmente porque Jacob explica a ilha de uma forma muito diferente para Richard, quando este chega lá. A questão é que a mãe de Jacob pouco falou sobre o significado da ilha para o filho, o que me levou a questão chave do episódio: o quanto Jacob sabe, realmente, sobre a ilha?
Tá, o cara viveu provavelmente uns 2000 anos na ilha. Mas isso não adianta muito se você não sabe o real motivo de estar lá. Acredito que, ao assumir o cargo de "protetor", ele passou a ter consciência do significado e real propósito do local. Senão seria extremamente patético, né?
Existe a chance dos produtores não quererem dar uam resposta única para o que a ilha significa, deixando para cada um buscar o significado que mais agrade. Pode ser um local com característica físicas inusitadas, pode ser um local místico/mágico, a rolha do inferno, local da fonta mágica que contém a luz da humanidade... resumindo, diversas explicações. Mesmo assim, algo mais concreto é obrigatório, senão a chance de existir uma enorme revolta dos fãs é grande.

Teve gente que não entendeu muita coisa que ficou clara para mim, ao assistir o episódio. Tipo: é totalmente óbvio que o poço de luz (ou seja lá o nome do lugar) transformou o irmão do Jacob no monstro de fumaça. E teve gente que ainda dizia que o monstro de fumaça tomou o corpo do irmão de Jacob. Cara, não viram a série não? O próprio Homem de Preto diz que já foi um homem, antes de se tornar a fumaça. Não ficou óbvio não?
Um fato interessante do episódio foi toda a preparação e manipulação que envolveu a ascenção de Jacob a "protetor" da ilha. A mãe adotiva manipulou toda a situação para se livrar do cargo que não mais queria. A ainda fez Jacob questionar diversas vezes se ele era realmente o escolhido para o trabalho. Obviamente era, mas ele precisava passar por tudo aquilo para se tornar quem é. E ela precisava que o outro filho a adiasse a ponto de matá-la, algo que obviamente não poderia fazer sozinha (mais uma das "regras" ainda não explicadas).
O que eu ainda não entendi é a questão que envolve os irmãos atualmente. Por que o Homem de preto não pode sair da ilha? O que existe nele de tão ruim que abalará o mundo se ele escapar? Não acho que Jacob queira prender o irmão apenas porque a mãe disse que ele não poderia ir para o mundo externo. Deve existir algum outro motivo.

E o que fez Jacob mudar sua opinião? Porque ele e o Homem de Preto conversam no episódio Ab Aeterno, e fica claro que Jacob acredita na humanidade, e fica tentando provar ao irmão que eles nao são tão ruins assim. Mas a mãe adotiva dos dois dizia que os homens são ruins e tal, e não poderiam chegar até a fonte. Isso não é meio contraditório? Eu fiquei sem entender. Vou esperar para ver a resposta desta questão.

Jacob se deixou matar? Ainda não sei. A questão é que devem realmente existir algumas regras que não se podem ser burladas pelo Homem de Preto. Até porque, aparentemente, ele também não pode matar os candidatos. Então ele teve que arranjar alguém para matar o irmão. Mas Jacob simplesmente se deixou morrer? Ele estava cansado de seu posto de "protetor" da ilha, assim como sua mãe? Pode ser que sim, mas ele também podia estar apenas aceitando o próprio destino, e por isso reuniu a maior quantidade de candidatos que pode, e os trouxe para a ilha, na esperança de conseguir um substituto antes de morrer.

Adão e Eva eu nem sequer vou comentar. Poderia ser qualquer um. E, sinceramente, não fez a mínima diferença. Não existe motivo para ficar revoltada com uma besteira que nem importa para a trama da série. E vi tantos comentários raivosos sobre esse assunto por aí...

Existem outras questões sobre este episódio que eu fiquei pensando ontem, mas agora não me lembro mais. Se algo aparecer, posto novamente.

Agora só faltam dois!

Um comentário:

Anônimo disse...

A única forma de eu entender essa série vai ser no seu blog!