6 de mai. de 2010

Lost - teorias sobre o fim da série

Eu sou uma grande fã de Lost. Assisto a série religiosamente desde o primeiro episódio (ahhh, bons tempos!), e nunca perdi um sequer. E agora, faltando apenas 3 episódios para o fim, finalmente resolvi juntar todas as teorias que formulei para o final da série. Ao longo desses 6 anos muita coisa mudou. E agora vou publicar o que acho sobre o final da série, e depois irei conferir o que acertei e o que errei. Vamos lá então!

Inicialmente, alguns comentários sobre o episódio que assisti ontem, The Candidate (6x14).
Caramba! Nunca chorei tanto ao ver um episódio de Lost! Foram rios, literalmente. Ninguém ficou alheio à morte do querido casal de coreanos Jin e Sun. Depois de um belo reencontro, eles morrem numa cena digna de Romeu e Julieta. Tudo bem que deixaram a filha órfã, mas mesmo assim. Foi romântico. Eu era fã deles. Mas sempre soube que um dos dois não sobreviveria. E seria cruel um dos dois ficar viúvo. Então a saída foi matar o casal junto. Triste pacas...

(pequena listinha de momentos lacrimosos de Lost, nos quais eu mais chorei:)
1 - The Candidate - morte de Jin e Sun. Sayid morreu, Frank provavelmente morreu, e quase ninguém ligou. Quando foi o momento de Jin e Sun...
2 - The Constant - Desmond e Penny falam ao telefone pela primeira vez em 3 anos. Lágrimas de emoção, não de tristeza. Casal mais querido de todos, e provavelmente de toda a história da televisão. Não exista quem acompanhe a série, e não torça para eles ficarem juntos.
3 - Through the Looking Glass - morte de Charlie. Perder um dos seus personagens preferidos é sempre triste. Eu adorava o Charlie...
Agora, voltando ao fim da série. Vou tentar organizar minhas idéias em tópicos. Lembrando que não leio spoilers, então as idéias são minhas. Provavelmente ficará confuso, mas vou tentar:

- Eu acho que Jack é o substituto de Jacob.
E isso não é uma idéia nova, que apareceu depois de ouvir Sayid praticamente afirmar isso. Ela vem de muito tempo. Explicando:
Jack é o líder. Sempre foi. E sempre será. Ficou perdido por algum tempo durante a 5 temporada, mas agora assumiu um papel que sempre foi dele, mas de uma nova forma.
A ilha sempre tentou mostrar para Jack que existem mais coisas, que os olhos não vêem. Existe algo ali, naquele lugar, que os move, e sempre os moveu, um objetivo que ele nunca entendeu. Pelo menos não até pouco tempo, quando ele percebeu seu papel. Então faz sentido. Tudo sempre aconteceu com o Jack. Então agora entendemos porque ele é diferente. Porque ele é o candidato certo ao posto de novo Jacob.

- Eu acho que todos vão morrer.
Isso já vem martelando em minha cabeça há um bom tempo. No final, acredito que sobrará apenas Jack e (F)Locke. E talvez Desmond. Mas os Oceanic provavelmente já terão morrido. Ou morerão durante o embate dos antagonistas. Isso significa ter que suportar a morte de Hurley. E isso será tão triste e chocante que muita gente vai soluçar alto durante o episódio.

- Desmond é a variável.
Lembrando do que Faraday falou sobre as pessoas serem as variáveis, capazes de mudar o destino, a única coisa que consigo imaginar é que Desmond, de alguma forma, é capaz de derrotar ou matar o (F)Locke (acredito mais numa derrota que numa morte). Des sempre foi especial, e isso sempre foi mais do que martelado em nossa cabeça. Ele é a peça chave, ele será capaz de contra balancear a disputa. Creio que existirá alguma espécie de sacrifício da parte dele (e também acho que ele vai morrer durante esse sacrifício). Mas Desmond está em uma espécie diferente de personagens, ele consegue vislumbrar a realidade paralela. E isso é a chave de todo o desenrolar da trama.

- Acho que a Ilha será modificada em decorrência do embate entre Jack e (F)Locke.
Algo deve acontecer com o lugar. Não sei se alguma mudança física (como Ben fez com que a ilha se movesse no fim da quarta temporada), ou algo diferente. Mas seria meio bizarro se, no fim de tudo, a ilha permanecesse igualzinha. Na realidade paralela a ilha está no fundo do mar. Pode ser que o destino dela seja terminar da mesma forma após a disputa dos antagonistas, nesta realidade também.

- Ben finalmente mostrará algo de bom antes do fim.
Ben, o personagem que eu mais odiei na série, finalmente me fez nutrir um outro tipo de sentimento por ele: pena. O diálogo entre ele e Illana (cabum!) foi bem tocante. Torço pela redenção de Ben. E ela deve ser em forma de algum sacrifício. Ele vai conseguir, finalmente, entender que a ilha não é um lugar de poder, e sim um veículo para redenção. O que leva a

- Finalmente ficará claro o motivo pelo qual eles foram parar na ilha.
Todos os personagens sobreviventes do vôo Oceanic 815 são pessoas atormentadas por erros no passado. Todos eles têm algum temor, e sofrem por algo que aconteceu em suas vidas. E, na Ilha, lhes é dada a oportunidade de deixar de lado sua vida anterior, e recomeçar. Só que praticamente nenhum deles compreendeu isso de início (excetuando-se apenas Rose, e, parcialmente, Locke). Por isso eles bateram tanto a cabeça por tantos anos. Ninguém aceitou a oportunidade dada, e simplesmente deixou o passado pra lá.
Com o passar do tempo, Sun e Jin pareciam ter encontrado o equilíbrio. Rose e Bernard conseguiram entender o significado de sua estada lá. Mas os personagens principais sempre se viram assombrados por seus fantasmas do passado. Jack, Sawyer, Sayid, Kate, Locke (o original), Ben... Todos eles ainda alimentavam esses fantasmas. Por isso é tão dificil para eles deixar de lado tudo que acreditam e embarcar totalmente na idéia de destino.

- A realidade paralela é mais importante que parece.
Eu acho que, no fim de tudo, a realidade paralela irá substituir a realidade atual. A lógica é a seguinte: a ilha é um local para recomeçar. Para deixar os erros antigos para trás. É um local de novas oportunidades (e não um purgatório, como alguns imaginam). Então, à medida que eles deixam a vida anterior (na ilha), são "relocados" na realidade construída por eles mesmos (a bomba que Juliet explodiu). Todos queriam uma nova chance. E, na realidade paralela, eles a têm.
No final de tudo, provavelmente só existirá a realidade paralela. E a original irá se dissolver, absorvida pela nova realidade.

- O amor é o fio da meada.
Isso já foi afirmado: Lost é uma história de amor. Seja amor romântico (Des e Penny, Sun e Jin, Sawyer e Juliet) ou seja amor num sentido mais amplo. E, como esse amor num sentido mais amplo deve ser explorado daqui pra frente, vejo muitos sacrifícios doloridos no caminho. Alguns nos quais eu aposto:
Jack, no principal sacrifício, irá assumir o posto de Jacob, mesmo que isso signifique sua própria morte, ou ter que deixar a mulher amada (Kate) e seus amigos irem embora sem ele. O fim de Jack ou será sua própria morte, ou seu exílio na ilha, junto com (F)Locke.
Sawyer, que deve morrer no último episódio. Acho que ele tentará salvar Hurley, e irá perecer em sua tentativa. Sawyer ainda não acordou desde a explosão do submarino, e quando souber da morte de Sun e Jin (por sua culpa), deverá fazer algum belo sacrifício para ajudar alguém tão querido por ele. Pena que acredito que esse sacrifício será em vão.
Ben, que já está com sua morte marcada desde quando se revelou como "vilão". Ele foi o personagem que mais apanhou na ilha (do Jack, do Sawyer, do Sayid, e até levou um tapa da Juliet) e mesmo assim continua lá. E, para sua redenção final, ele deve se sacrificar para garantir a segurança dos cadidatos restantes, ou até mesmo da própria ilha.
Desmond, que provavelmente causará a derrota do monstro de fumaça, ou então até mesmo, transformará Jack no novo Jacob. Ainda não cheguei a uma conclusão exata sobre o papel de Des, mas acredito que de sacrifício ele entende (ficou anos apertando o botão para "salvar o mundo"). Não seria nenhuma novidade ver o Brotha fazendo algo grandioso para o bem de todos.

- Os que morrerem vão acordar na realidade paralela.
Acredito piamente nisso. E se não acontecer, vou começar a achar a realidade paralela uma coisa inútil. Acho que, uma a um, eles irão acordar "do outro lado". E, como Hurley e Desmond já perceberam, irão conseguir lembrar de algo relacionado a realidade original. Tenho certeza que, quando Sawyer acordar na realidade paralela, ele e Juliet vão se reencontrar e se reconhecer. Mais uma cena de lágrimas garantida.

- Richard vai morrer, finalmente.
Acho que o homem que não envelhece finalmente irá morrer. Quando Jack assumir o lugar de Jacob, ele irá "livrar" Richard do "encanto" de Jacob, deixando com que o consultor possa estar livre para encontrar sua esposa Isabella. Ou então ele já se encontra mortal, fato causado pela morte de Jacob. Mas como Richard, Ben e Miles (nossa, ele ainda está na ilha? Nem lembrava mais disso!) não apareceram nos dois últimos episódios, acho que eles vão ter uma participação bem importante no final. Em Lost, quando alguém demora a aparecer, quando volta já chega com tudo.

- A realidade paralela é como uma outra chance.
Já falei um pouco disso antes, mas acho que está bem claro quanto a esta característica. Todos (menos Locke) têm algo que não tinham na realidade original. Jack conseguiu resolver seus problemas com o pai (mesmo que através de seu filho, cuja mãe eu acredito ser Juliet) e é um homem de fé. Sawyer é um policial, em vez de trambiqueiro. É uma pessoa respeitada, o que ele sempre quis. Sun e Jin, apesar de não serem casados, parecem se entenderem muito mais nesta realidade nova que na original. E ela está grávida. Hurley se livrou do enorme azar e dos problemas psicológicos, além de ter encontrado Libby novamente. Desmond consquistou o respeito e admiração de Charles Widmore, além de conhecer (novamente) Penny, na cena mais romântica da temporada. Ben é querido por seu pai (que continua meio ranzinza, mas é ok agora) e respeitado por seus alunos. Ele finalmente tem o papel que deveria ter na ilha: não um líder incontestável, e sim um guia. Até Locke, que mesmo tendo um trauma novo (causou o acidente que deixou seu pai em coma), tem ao seu lado Helen, que ele sempre amou e perdeu num comportamento completamente infantil e idiota (na realidade original). E cabe a Jack, o novo homem de fé, restaurar em Locke a crença de que o passado pertence ao passado, e que ele tem a chance de voltar a andar. E acho que Jack será bem sucedido nesta tarefa.
Kate, nós pouco a vimos na realidade alternativa. Acho que isso tem um motivo. Acredito que, desta vez, Kate não matou ninguém. Acredito que ela seja inocente agora. Então essa informação foi escondida para que se revele mais para o final. E Kate provavelmente será inocentada, ficando livre do fantasma de ter matado alguém. Finalmente livre para viver sua vida.
Então, vendo todos esses fatos (e nem falei de Sayid, Claire, Charlie, Daniel e Charlotte - que devem ficar juntos na paralela também - Boone, Shannon, e tantos outros) vemos que as segundas chances oferecidas são muitas, e as oportunidades de serem resolvidas estão bem na frente deles. Cabe a cada um escolher o próprio destino.
- Jacob é uma espécie de "anjo".
Não no sentido literal, mas acho que Jacob é uma espécie de entidade superior que está lá para ajudar os que se encontram em dificuldade. Sim, obviamente ele ajudou os seus "candidatos", mas existe algo a mais nessa história toda. Porque Kate não é uma candidata (pelo menos não mais), e ela foi ajudada por Jacob quando criança. Será que isso significa algo em relação a Aaron? Porque Kate o criou, e ele acha que ela é sua mãe. Sempre ficou no ar a questão da importância de Aaron, então talvez se revele a importância do menino. Vale lembrar que os nomes "Littleton" e "Kwon" estavam na caverna. Será que foram cortados muito cedo? Eles podem não corresponder exatamente a Claire e Jin e Sun, respectivamente. Podem significar Aaron Littleton e Ji Yeon Kwon.
Voltando a Jacob, ele pode representar uma figura representando um anjo por estar presente nos momentos que os losties precisaram. E também por sua determinação em não interferir no livre arbítrio de cada um. Algo característico destes tipos de entidade.


Por enquanto, essas são minhas idéias do que vai acontecer daqui pra frente. Se eu lembrar de mais teorias, vou postando no Blog até o fim da série.

Nenhum comentário: