15 de mar. de 2008

Professor - O mito




Ser professor!

Profissao de orgulho e respeito, aonde voce nao tem filhos mas deixa um legado para o resto da vida e cabe somente a voce conduzir o legado de tal forma a ele ser bom ou pessimo.

E eu vejo uma lei que o nosso dignissimo presidente manda pras faculdades federais dizendo que 90% dos alunos todo fim de semestre final do curso tem que ser aprovados... Maravilha presidente, palmas pra voce. Teremos uma nacao como o senhor , analfabeta , sem nocao de conduta e sem capacidade de entender sequer seu proprio universo.


Coisas assim que faz nosso pais soh ir buraco abaixo cada vez mais e depois eu vou ler na Veja uma sociologa dizendo que o cargo de professor no pais eh mal administrado porque temos exceco de professores desqualificados e que somente mamam nas tetas do governo fazendo nada. Cara, sociologo devia fazer terapia pra se entender porque certamente eles nao servem pra viver em sociedade, eles vivem na utopia linda deles e ignoram o universo real na cara deles...

Te falo uma coisa, dar aulas é algo custoso, gasta-se tempo,mas é legal ver aquele aluno dedicado que corre atras de uma informacao que voce nao deu e doido para aprender ela, e as vezes te deixa doido tb pra vc aprender pra ensinar ele.

Mas como diria Raul, o Senhor do Castelo, da UFES. Eu dou aula para o aluno daqui que vai virar mestre, depois virar doutor e depois virar posdoutor! Esse eh o meu aluno, que nao cansa de aprender e se depender dele, vai desenvolver novas tecnologias e talvez, somente talvez, se lembre de quem foi que fez ele querer ser daquele jeito.

Eh uma boa forma de se deixar um legado para quem nao pensa em ter filhos por exemplo...
Eu ainda nao cheguei nessa fase, mas garanto que o meu legado sera de pessoas que consigam passar pela minha barra de qualificacao. E ela eh muito maior do que eu sou, pois eu quero ver os meus alunos me superando a cada dia e pretendo ter que me superar constantemente para estar adiante deles como referencia de um bom professor e, quem sabe, um bom amigo tambem (mesmo sendo carrasco e cobrando que nem um louco).

Adiante vamos, ainda há muito a percorrer...

Flavio Lamas





3 comentários:

OO Development disse...

Ola,

Também tive aula com o prof. Raul mas faz um tempinho (8 anos atrás).(+- ano 2000)

Quando eu tive a matéria de Processamento Paralelo com ele tive que de verdade aprender a programas com bibliotecas de programação paralela além de ter contato mais de perto com o Linux que na época não era tão popular como hoje.

Pois bem, hoje eu tenho um Ubuntu instalado no meu laptop ( sem dual boot ) provavelmente isso é legado dele para mim.

Achei o conteúdo da matéria do prof. Raul perfeita só acho que o prof. não deveria exagerar no terrorismo com os alunos.

Anônimo disse...

Maravilha... Este texto deveria ser publicado na VEJA rsss. Parabéns

Alana Araújo
(professora)

Unknown disse...

Certa vez me foi indagado sobre "o que é ser Professor". Sendo assim resolvi criar um Blog para compartilhar a minha visão deste Ser extraordinário que se personifica nos indivíduos que elegem como sua maior prioridade a edificação de uma sociedade mais justa e de um mundo melhor.
O sentido de ser professor foi se revelando a mim ao longo da minha vida.
No caminho que percorri até aqui vivi algumas experiências que moldaram a minha personalidade, embora eu nunca tenha me distanciado dos sonhos e do menino, que ainda hoje, com 45 anos de idade, habita em mim.
Vejo o professor por uma ótica utópica porque pra mim: ensinar, mediar, transmitir, compartilhar ou educar, é algo que vai muito além dos limites da formalidade.
Ser professor é se encaixar no tempo e no espaço, é viver a contemporaneidade respeitando a história individual e o contexto sócio cultural de cada um.
É se despir dos preconceitos e fazer do seu cotidiano sua aprendizagem, é estar consciente do quanto pode aprender com seus alunos.
Ser professor não é profissão, é uma missão, é caminhar sempre de frente para o sol e nunca permitir que sua sombra lhe guie, o afastando do seu objetivo maior, a educação. Mas esse é o meu ponto de vista que procuro expor através destas palavras, então, aproveito essa ocasião para convidá-lo a também deixar seu depoimento no blog: http://oqueeserprofessor.blogspot.com/
Pois este é um espaço de pesquisa e manifestações a respeito da questão:
“ O que é ser Professor?”

Desde já, grato,

William Manhães
Professor de Artes