24 de mar. de 2008

Sessão Gastronomia - parte 1

Finalmente, depois de muita enrolação, estou iniciando a sessão gastronomica que estava prometendo faz tempo. O Douglas vivia me cobrando, então resolvi começar.
Neste espaço vou fazer pequenos comentários sobre restaurantes, bares e afins. Locais que servem boa (ou não!) culinária.
Para inaugurar, vou comentar sobre um dos meus restaurantes preferidos em Vitória. O Brasiliano.
A casa, como a maioria deve imaginar, serve comida italiana. Mas, como todos também devem estar carecas de saber, existem diversos tipos de culinárias na Itália, já que o país é um polo gastronômico conhecido. O Brasiliano é especializado na típica culinaria de cantina, mais rústica. E, nesse segmento, ele faz bonito.

O restaurante, localizado numa ruela próxima a Avenida Rio Branco, na Praia do Canto, é pequeno e agradável. Possui um deck externo com mesas, e o ambiente interno é climatizado com ar condicionado (obrigação para mim, já que o Douglas é extremamente calorento. Realmente, um canadense no Brasil sofre!). A decoração é simples e muito simpática, com camisas de futebol em molduras, fotos antigas e as tradicionais toalhas de mesa quadriculadas.
Mas é na comida que o local faz mais bonito. O chef e sócio da casa, Juarez Campos (meu ex-professor de química), montou um cardápio que prioriza pratos bem servidos e deliciosos. Ele também está à frente de mais dois restaurantes na grande Vitória, o Oriundi, mais antigo e especializado em uma culinária Italiana mais clássica, e o Aleixo, dedicado à culinária internacional. O Aleixo eu deixarei para um outro post, já que eu poderia ficar o dia todo fazendo mil elogios à deliciosa comida servida lá. Mas o foco de hoje é outro.

O Brasiliano é uma cantina. Então espere ver belas porções e aparência rústica, como se uma legítima mamma italiana estivesse na frente do fogão. E isso é algo que agrada bastante os brasileiros, acostumados com a fartura. Portanto, não vá ao Brasiliano se tiver pressa. Você nunca vai aproveitar a experiência como realmente se deve. Vá num fim de semana, de preferência no almoço, e com tempo de sobra. O local agradável estimula a conversa com amigos e família.

Minha entrada preferida do Brasiliano é a bruschetta. Eles servem a mais tradicional possível, com cubos de tomate fresco, queijo e manjericão. Vale a pena, apesar de, na última vez que eu fui ao restaurante, ela não estava tão boa quanto das outras vezes. Mas a culpa disso eu atribuo à casa extremamente cheia. Lembre-se que o local é uma cantina, não é o D.O.M.

As opções de pratos principais são variadas. Desde massas simples, acompanhadas apenas de molhos, tem também risotos e massas com carne, frango e peixe. A tilápia grelhada deles é imbatível, simples e suculenta. Peça um prosecco bem gelado para acompanhar que não tem erro. Aliás, a carta de vinhos do restaurante, mesmo pequena, é bem formulada e acompanha muito bem os pratos servidos. Peça ajuda a um garçom, eles costumam dar boas dicas.

Para sobremesa, eu não fujo do tradicional. O tiramissu do Brasiliano é excelente. Arrisco dizer que é o melhor de Vitória. Ele tem um leve toque de raspas de limão (bem de leve) que faz toda a diferença. Já comi tiramissu em outros restaurantes da cidade e nenhum era tão bom quanto o deles. Finalize sua refeição com um espresso (se gostar) e não se assuste com a conta. Dependendo de suas escolhas, ela pode até vir um pouco salgada, mas a experiência sempre vale. Principalmente porque a maioria das pessoas que deixam o Brasiliano saem de lá relaxadas e muito satisfeitas.

Restaurante Brasiliano
Rua João da Silva Abreu, 20
Praia do Canto - Vitória

2 comentários:

Douglas Sasquatch disse...

Jesus, apaga a luz!
Deu até vontade de voltar lá pra almoçar hj... hauhauahuahuha, seria ótimo(ou nao) tentar trabalhar depois disso.

Anônimo disse...

Hum, tiramissu é o bicho... Vou lá hehehe.