31 de mai. de 2008

Lost! Fim de temporada


Quem não quiser saber como acaba a quarta temporada de Lost, pare de ler agora!


Hoje eu assisti ao episódio final da quarta temporada de Lost. Um episódio duplo de quase duas horas. E que episódio!!! Sei que a maioria das pessoas que conheço não são nem de perto tão viviadas como eu em Lost, mas eu posso afirmar que o episódio final não deixou absolutamente nada a desejar, em relação à esta excelente quarta temporada. A série está mudando, e as perguntas vão mudando junto. No início, queriamos saber quais mistérios cercavam a ilha. Sei que a ilha continua misteriosa, mas agora os problemas são mais urgentes, e os relacionamentos entre as pessoas ficam cada vez mais vitais à trama. Fora as surpreendentes respostas, que acabam trazendo mais e mais dúvidas atreladas à elas.

Bem resumindo, o episódio mostra a saída dos Oceanic 6 da ilha. Mas, logicamente, vemos muito mais que isso.
Tudo que aconteceu, e que culminou com a especifica saída de Jack, Kate, Sayid, Hurley, Sun e o bebê Aaron, mostra uma sequencia quase alucinante de acontecimentos. E eu fiquei o tempo inteiro tensa, sem saber o que aconteceria no final.

No início do episódio, já tinhamos a idéia do que aconteceria. Ben (o sempre fantástico Michael Emerson) disse que para salvar a todos seria necessário "mover" a ilha. Como? Mover a ilha? É, exatamente isso. Como foi mostrado diversas vezes nesta temporada, a ilha tem propriedades que a faz um lugar único no mundo, capaz de proporcionar viagens nos espaço-tempo. Algo relacionado à alta magnetividade do local. Então, talvez 0 "mover a ilha" que Ben se refere não seja tão bizarro quanto parece. O que acaba se confirmando.

Já Jack, o médico-herói-líder de plantão está recém operado de apendicite, mas não consegue deixar sua obcessão em salvar pessoas de lado. Ele realmente precisa disso. Tanto que sai com Sawyer, o vigarista que coloca apelidos em todos, atrás do helicóptero que passou pelo acampamento.
O encontro de Jack com o grupo de Ben (que inclui também Locke e Hurley) acaba revelando o plano de mover a ilha, e tirá-la de perigo. Neste caso, o perigo é representado por Charles Widmore, homem que contratou as pessoas no cargueiro. E o pequeno exército de Keamy (não o piloto da Ferrari, Kimmi Raikkonen, e sim o piscopata-brucutu-vilão que quer matar todos ali). São homens armados até os dentes, soldados treinados, que estão lá para capturar Ben Linus.

Ben, que afirma ter sempre um plano, acaba se entregando para Keamy, mas conta com a ajuda do seu grupo de "outros", e de Kate e Sayid (que protagoniza uma luta genial com o brucutu Keamy) para reverter a situação, eliminando todos os adversários.

Ben "libera" a saída dos 815's da ilha. Então o grupo que embaraca no helicóptero tem Jack, Kate, Sawyer, Hurley, Sayid e Frank Lapidus, o piloto meio doido com um bandaid na testa. Eles voam até o cargueiro, sem antes passarem um aperto que causa a saída (um pouquinho forçada) de Sawyer do helicóptero. O tal beijo comentado acontece ali, antes do vigarista mais legal da TV pular na água, tentando dar mais tempo aos amigos. E, se esse era o beijo espetacular comentado por semanas, foi um tanto anticlimático. Quem já não viu Kate e Sawyer se beijando antes?

Enquanto isso, no cargueiro, Michael, em missão de redenção, Jin e o "brotha" Desmond estão tentando arrumar uma forma de desativar a bomba, e salvar a todos no barco. Quando o helicoptero chega, Des tenta avisar que existe uma bomba no cargueiro. Mas Lapidus ignora o brotha, e pousa assim mesmo, para reparar o tanque de combustível e reabastecer. O reparo é feito em minutos, e eles partem novamente. Mas acabam deixando para trás Michael e Jin, numa cena de partir o coração. Sun gritando pelo marido é realmente emocionante. Principalmente porque o barco explode segundos depois.

Já na ilha, Ben e Locke, a melhor dupla da série, se prepara para o momento mais importante: mover a ilha. Mas, como em todo filme de mocinho e vilão, Keamy reaparece, todo ferrado, mas ainda muito vivo. Então presenciamos um momento inusitado, quando o frio líder dos outros perde o controle, matando à facadas o brucutu. E isso acaba condenando a morte os presentes no cargueiro; Keamy tinha preso a si um dispositivo que acionava a bomba se ele morresse.
A resposta de Ben à Locke, quando este fala que ele condenou à morte várias pessoa inocentes, é realmente fantástica, e típica de Ben: So?


Então, vemos pequenas cenas dos outros personagens: Miles diz que vai ficar na ilha, e logo após Charlotte também (ela veio da ilha, numa virada surpreendente para uma personagem que ainda não tinha dito a que veio). Juliet, apagada, infelizmente. Sua melhor cena foi com Sawyer, que sai da água, depois de nadar um bocado. Ele vê a loira bebendo rum, sentada na areia. Quando pergunta à ela o que ela estava comemorando, ela somente mostra uma coluna de fumaça no mar, ao longe. O cargueiro.

Ben consegue finalmente mover a ilha, depois de dizer a Locke que ele deve ser o novo líder dos outros (!) e que quem move a ilha não consegue voltar nunca mais. Portanto, ele deve ir sozinho. E Ben consegue mover a ilha, numa cena bem feita e visualmente impressionante. Os losties estão voltando para a ilha, no helicoptero, e a vêem simplesmente desaparecer, após uma claridade imensa tomar conta de tudo. Como na explosão da estação Swan, no fim da segunda temporada.

Logo o helicoptero cai na água, sem combustível. Todos acabam sobrevivendo, mesmo com um pequeno susto de Desmond, socorrido por Jack.


Durante a noite, o bote inflável é avistado por um barco. Logo vemos pessoas falando um português horrendo. E eles não eram desconhecidos, são os mesmos que vimos no fim da temporada 2. E isso significa apenas uma coisa. Aquele, finalmente, é o barco de Penny.
E, numa virada surpreendente, Penny está no barco. O reencontro do casal apaixonado (ela passou três anos buscando insistentemente o amado) é tocante. E o segundo beijo anunciado é muito mais bonito que o Kate-Sawyer.

Ali, no barco de Penny, os sobreviventes montam a farsa sobre o vôo Oceanic 815. Jack insiste na mentira, e diz que isso vai mantê-los vivos, e também vai salvar os que ficaram para trás, na ilha. Segundo ele, Charles Widmore não pode saber a verdade, já que ele mandou as pessoas do cargueiro para matá-los. Uma semana depois de resgate, os Oceanic 6 são deixados perto de uma ilha no pacífico, criando a farsa. Desmond fica com Penny em seu barco, e Frank também se separa do grupo.

Durante todo o episódio, vemos fash-forwards sobre os Oceanic 6. Jack barbudo e doidasso de cachaça e remédios tenta, em vão convencer Kate a voltar para a ilha. Sayid, com uma chapinha de responsa, convence Hurley a fugir do hospício, logo depois deste receber a visita de Walt (WALT!!!!!! como diria Michael). Mas, em todos os flash-forwards, temos o nome do indivíduo no caixão: Jeremy Bentham. Fica claro que se trata de um codinome.
Na cena final, Jack invade a tal casa funerária mostrada no season finale da temporada anterior. E lá dentro, descobrimos a identidade do defunto: John Locke. "LOCKE??" eu gritei quando vi o careca deitado no caixão. Pois é. Ben faz uma nova aparição, conversa com Jack e diz que eles precisam voltar para a ilha. Mas deixa claro que todos devem voltar. E esse todos inclui o homem no caixão.

Quando o episódio terminou, eu não conseguia parar de perguntar para mim mesma (e para o Lorenzzo do meu lado): Mas como assim, levar o Locke? O cara morreu! E o que aconteceu com o povo na ilha? E o Daniel Faraday, ele tinha ficado no meio do caminho, entre a ilha e o cargueiro! E Michael e Jin? Sobreviveram à explosão? (meu palpite: Michael morreu e Jin sobreviveu). Como assim a Charlotte é da ilha? Ela é uma "outra" disfarçada? E o que aconteceu com a ilha, depois que elesa moveram? Moveram para onde? E principalmente, para "quando"?

Mas, a pergunta que ficou, e que eu repeti duzentas vezes, foi: O Locke morreu? O Locke, o escolhido? Não acredito!

E o pior de tudo? Faltam 8 meses para a nova tempora da começar. Oito longos meses. Logicamente vou ficar curiosa para saber o desenrolar da trama, mas tem algo que me consola. Eu sei que existe gente muito mais viviada em Lost que eu por aí. Vide o pessoal que tem blogs sobre o assunto. Eles postam notícias sobre a série diariamente. Isso sim é que é vício.


Nenhum comentário: